quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Barbarella

Primeiro eu conheci a banda e o clipe, assistindo MTV nos anos 90. Ela mais parece uma Barbie prostituta revoltada. (Duran Duran - Electric Barbarella)



Depois eu descobri quem eram Duran Duran e Barbarella, que já existiam muito antes disso. Na verdade, eles sairam dos quadrinhos e viraram filme nos anos 60, dirigido por Roger Vadim e estrelado pela Jane Fonda. Ela é uma heroína intergalática hedonista cuja principal arma é o amor e que sai da terra com a missão de resgatar o cientista Duran Duran em outro planeta. Adoro! O clima, os diálogos, a fantasia, as tiradas, a trilha e especialmente o figurino, inspirado nas idéias futuristas do Paco Rabanne, que usava materias inusitados, como metal e plástico. Uma revolução! Ela troca de roupa incontáveis vezes e todos os modelos são lindos!
Ela tem uma sensualidade meio inocente, mas que sabe usar na hora certa pra conseguir o que quer. Imagina uma cena em que várias mulheres estão deitadas em almofadas fumando em um tipo de narguille gigante, cheia de água e um homem boiando. Quando oferecem a Barbarella e ela pergunta o que é, uma delas responde: "É essencia de homem". Ainda tem a
"Excess Machine", que causa por meio de uma sinfonia um prazer tão intenso que leva à morte, as pílulas que servem pra fazer sexo com o contato apenas das mãos e a câmara de tortura cheia de passarinhos que a atacam, onde ela é colocada para morrer, e diz calmamente algo como: "Que coisa mais poética, morrer com esses lindos pássaros".
Bom, tem muito mais. Achei no blog Philos + Hipos a descrição de alguns outros detalhes sensacionais do filme. Olha lá.

Um comentário:

fichagas disse...

Pra vc ter uma idéia... depois que eu vi o filme eu até o usei pra falar sobre comunicação visual! Em como assumir um estilo e levá-lo até o fim.
Valeu pelo link!
Um abraço