quinta-feira, 31 de julho de 2008

Retornável

Como comentei em um dos posts anteriores, eu comecei a trabalhar em uma revista feminina que fala bastante sobre sustentabilidade, responsabilidade ambiental e social. Ler, falar e ver isso o dia todo acaba me influenciando. Todo mundo fala sobre o assunto, todo mundo sabe o que tem que ser feito, mas a gente nunca para pra pensar se a gente mesmo tá fazendo alguma coisa. Já comentei também que não acho que o mundo vai melhorar, mas nem por isso a gente precisa ajudar a acabar com ele mais rápido. Pequenas coisinhas que parecem nada e nem dão trabalho pra fazer ajudam também a deixar a consciência mais tranquila.

Uma coisa legal, pra começar, são as sacolas retornáveis. As sacolinhas de plástico são um problema no lixo, demoram para se degradar na natureza e são pouco aproveitadas na reciclagem. E são milhões descartadas por dia, já que todo lugar que a gente vai, quitanda, farmácia, livraria, locadora, banca, shopping, supermercado, recebe pelo menos uma delas. Então resolvi aderir e não aceito mais sacolas em nenhum lugar, a não ser que não tenha jeito mesmo. Eu tenho algumas sacolas de lona lindas em casa, que ganhei em eventos, nas elas não são muito práticas pra levar, porque mesmo dobradas são volumosas. Então achei uma bem legal no Pão de Açúcar, preta, de nylon, que é leve, dobrável e vem com uma capinha para guardar, fica parecendo um guarda-chuva e dá pra levar na bolsa ou deixar no carro (o que não é o meu caso, já que não tenho carro). Achei super prática porque cabe bastante coisa e não preciso ficar carregando aquele monte de sacolinhas que enrolam na mão e prendem a circulação nos dedos, e não fico afogada naquele mar de plástico quando chego em casa. Agora tudo o que eu compro jogo ali dentro. Ah, e claro que se a compra é pequena, uma revista, um remédio ou algo assim, dá pra guardar direto na bolsa, no bolso ou mochila. 

Essa custa R$ 11,90.

Nenhum comentário: