segunda-feira, 29 de junho de 2009

Twitter

Eu estou viciada no Twitter. Tenho minha conta desde meados do ano passado, mas nunca tinha me interessado muito pelo negócio. Foi a @nataliafava que me animou participar mais. Agora, comecei a acompanhar e não consigo mais parar. Sigo desde celebridades, como Vitor Fasano, Priscila Fantin, Luciano Huck, Helio de La Peña, Leo Jaime e Rubens Barrichello, até escritores, jornalistas e políticos, como Xico Sá, Paulo Roberto Pires, Millor Fernandes, Marcelo Tas e José Serra, passando por revistas e sites, como Folha, G1, Veja e Trip, e pelos populares da rede, como a Twittess e o Cardoso. Ah, e claro, meus amigos!
É impressionante como esse negócio que só te deixa postar frases de até 140 caracteres consegue aproximar e mobilizar as pessoas, facilitando a comunicação instantânea, o compartilhamento e a disseminação de informações.
Na semana passada vi que estava rolando a campanha #forasarney que tomou uma proporção enorme com uma rapidez incrível. O #forasarney foi o assunto mais popular entre os twitteiros brasileiros no dia 26, batendo até mesmo os comentários sobre a morte de MJ, e atingindo 10839 ocorrências nos últimos 30 dias, segundo as estatísticas do site
blablabra. O movimento, incentivado por uma das personalidades nacionais mais seguidas e mais ativas no twitter, Marcelo Tas, acabou estimulando iniciativas no mundo real, com a reunião de pessoas em manifestações em São Luis, Belo Horizonte e Brasília (saiba mais no Blog do Tas). Outra campanha que ganhou milhares de adeptos foi a do avatar verde, em solidariedade aos protestos nas ruas do Irã (o verde é a cor de campanha de Mir-Hossein Mousavi, candidato derrotado nas eleições).
Eu estou achando isso lindo! É a internet aproximando as pessoas, principalmente os jovens, da consciência política. Eu mesma assumo que ando alienada. Já fui melhor informada mas ando displicente. E pessoas como o Tas, que colocam assuntos relevantes em pauta, acabam chamando nossa atenção para o que acontece no mundo e no Brasil e nos fazem procurar mais informações.
E parece que, além dos usuários comuns, das celebridades e dos formadores de opinião, os políticos também estão percebendo o poder da interação por meio da internet, seguindo o exemplo de Obama. Serra já criou seu twitter, onde além de postar sobre política, fala de música e preferências pessoais. Parece que Lula também vai lançar seu blog em julho, onde pretende conversar com os jovens usando uma linguagem mais informal. Acho ótimo! Esse contato aparentemente mais pessoal e direto aproxima as pessoas e facilita a troca de informação e o debate de ideias.
Agora eu quero um Iphone pra poder acessar o twitter na fila do banco, na hora do almoço e no banheiro. Por falar nisso, deixa eu ir lá atualizar pra ver se tem postagem nova.
Ah, se quiser me seguir, eu sou vivsvianna.

Nenhum comentário: