sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Porque a vida também é feita de coisas supérfluas

Brisa de verão

Peças leves em tons claros estão entre as maiores tendências para o verão 2009, valorizando o frescor e o conforto

Por Eu Mema

Descomplicada, leve e confortável. Essa será a cara da moda no verão 2009. Depois da onda de exagero, inspirada pelos anos 80, shapes mais soltos e peças fáceis de usar garantem frescor às produções da estação, que chegam clean e minimalistas. Os anos 50, 60 e 70, voltam a influenciar a moda atual, seja na modelagem, nas estampas ou nos acessórios. Do estilo bonequinha de luxo ao punk, o importante é estar confortável.

Novas silhuetas, inspiradas em formas geométricas e dobraduras, prometem destacar quadris e ombros, dando um toque de sofisticação ao visual, com ombreiras – resquício da influência 80´s -, cortes assimétricos e tomara-que-caia. As peças mais requisitadas devem ser as com decotes de um ombro só, sejam blusas, vestidos, maiôs ou macacões. O resgate de modelagens do passado, com cintura marcada e saias amplas, aumentam o volume das curvas femininas. Para quem não abre mão da classe, peças em alfaiataria continuam sendo a pedida.

Natural

Artesanato e tapeçaria inspiram peças produzidas a partir de tecidos naturais, como o algodão e o linho, super adequados ao clima quente, garantindo conforto e frescor. Peças em couro recortado e trabalhado apimentam os looks com um toque de sensualidade. Nos acessórios, materiais sustentáveis e fibras, como a palha, bambu e curauá, são as sensações do momento. Tecidos tecnológicos, com tratamento anti-chama, antialérgico, anti-odor, antimicrobiano, secagem rápida, anti UV, além dos bi-stretch (elasticidade nos dois sentidos) também continuam em alta, em modelos urbanos e pop.

Os vestidos vêm em todos os comprimentos, mas as estrelas continuam sendo o curto e o micro, com destaque para os de corte fluido, em seda ou viscose, que parecem desabar sobre o corpo, valorizando as formas. Calças largas e soltas, como os modelos saruel e pantalona, tomam o lugar das skinnies. Mais curtas, na altura do tornozelo, prometem ser o hit do verão, no lugar de shorts e bermudas. Os macacões vão continuar arrasando, de dia e de noite.

Tons suavizados e o branco – que é o preto da estação - em texturas variadas clareiam e dão um toque delicado e fresco às peças. Pastéis puros, como o bege e o cinza, devem conviver lado a lado com cores radiantes e quentes, como amarelos, lilases e violetas. Entre as estampas, vigoram listras, xadrezes, tie-die, animal prints, padrões psicodélicos e étnicos.

Na moda praia, o destaque fica para os cortes assimétricos, que criam a imagem de verdadeiras musas do verão. A roupa de banho vem com um pouco mais te tecido e ganha recortes elegantes, em peças para serem usadas embaixo do guarda-sol.

Da cabeça aos pés

O chapéu promete voltar às ruas, em diversos formatos - do cloche modernizado, ao charmoso panamá - proporcionando estilo e proteção contra o sol. Nos pés, não podem faltar as sandálias estilo gladiador, amarrações no tornozelo e os saltos pesados. Bolsas grandes continuam em alta, mas as pequenas começam a reconquistar seu espaço. Para incrementar o visual clean, as bijuterias, principalmente colares e pulseiras, chegam grandes e coloridas, em resina e acrílico, ou dourado e prateado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ah, não, fia! Sandalhinha estílo "Calígula" tô fuera!
Putacoisafeia, mano!
Bêjo!

Joao Gabriel disse...

Não acho que moda seja necessariamente supérfluo.

Pollyana Barbarella disse...

Ah, Fabi, eu adoro!
Acho tão linda!!
Queria uma....
Passei no teste com esse texto! Agora tem a segunda fase na semana que vem! Torce por mim!
Bjs!